Incoterms ou Termos Internacionais de Comércio

 

 

REGRAS PARA COMÉRCIO INTERNACIONAL POR QUALQUER MODO DE TRANSPORTE, DEFINIDAS POR Incoterms® 2016

EXW

Ex Works (named place)
Este termo aplica obrigação máxima sobre o comprador e obrigação mínima sobre o vendedor. O incoterm Ex Works é geralmente utilizado na cotação inicial de preços de uma mercadoria, sem quaisquer custos de transporte inclusos. Significa que o vendedor disponibiliza os produtos para retirada em suas instalações (fábrica, armazém, planta) na data acordada e, deste momento em diante, os custos e riscos do transporte das mercadorias até o destino final serão de total responsabilidade do comprador. O vendedor não tem o dever de carregar as mercadorias nos veículos de coleta e nem de liberá-las na aduana de origem para exportação. Caso as partes acordarem que o vendedor deverá fazer p carregamento da carga nos veículos, isto também se dará por conta e risco do comprador, e deverá ficar assim explicitado em adição no contrato de venda.


FCA

Free Carrier (named place)
O vendedor coloca à disposição do agente transportador (nomeado pelo comprador) as mercadorias já desembaraçadas para exportação em local previamente acordado. O vendedor paga pelo transporte até este local , e as responsabilidades pelo transporte são transferidas ao comprador assim que a carga é entregue para manejo do agente transportador designado.

 

CPT

Carriage Paid To (named place of destination)
O vendedor paga pelo transporte até o destino final, porém o comprador assume os riscos e responsabilidades desde que a carga é entregue ao agente transportador.

 

CIP

Carriage and Insurance Paid to (named place of destination)
O vendedor paga pelo transporte até o destino final e também pelo seguro internacional, mas as responsabilidades já são transferidas ao comprados quando a mercadoria é entregue ao agente transportador

 

DAT

Delivered at Terminal (named terminal at port or place of destination)
O vendedor paga pelo transporte até o destino final, com exceção dos custos relacionados à liberação aduaneira de importação, e assume todos os riscos até que as mercadorias sejam descarregadas no terminal.

DAP

Delivered at Place (named place of destination)
O vendedor paga pelo transporte até o local nomeado, com exceção dos custos relacionados à liberação aduaneira de importação, e assume todos os riscos anteriores à entrega da mercadoria ao comprador em seu armazém/fábrica/planta.


DDP

Delivered Duty Paid (named place of destination)
O vendedor é responsável pela entrega dos bens em local designado no país do comprador, e paga todos os custos para levar as mercadorias até este local, incluindo taxas e impostos de importação. Este termo aplica obrigação máxima sobre o vendedor e obrigação mínima sobre o comprador.

 

 

 

REGRAS EXCLUSIVAS PARA COMÉRCIO INTERNACIONAL AQUAVIÁRIO, DEFINIDAS POR Incoterms® 2010

FAS

Free Alongside Ship (named port of shipment)
O vendedor deve desembaraçar as mercadorias para exportação e disponibilizá-las ao armador no porto designado. Este termo é normalmente usado para heavy-lift ou carga a granel. Adequado apenas para transporte aquaviário (marítimo, fluvial ou lacustre).

FOB

Free On Board (named port or place of shipment)
O vendedor encerra suas obriga es quando a mercadoria transpõe a amurada do navio (ship's rail) no porto de embarque indicado e, a partir daquele momento, o comprador assume todas as responsabilidades quanto a perdas e danos. A entrega se consuma à bordo do navio designado pelo comprador, quando todas as despesas passam a correr por conta do comprador. O vendedor o responsável pelo desembaraço da mercadoria para exportação. Este termo deve ser utilizado exclusivamente no transporte aquaviário (marítimo, fluvial ou lacustre).

CFR
Cost and Freight (named port of destination)
O vendedor deve pagar custos e frete para levar as mercadorias até o porto de destino. No entanto, o risco é transferido para o comprador assim que as mercadorias são carregadas a bordo do navio. O transporte marítimo Seguro internacional para os bens não está incluído. Este termo foi anteriormente conhecido como CNF (C & F).

CIF

Cost, Insurance and Freight (named port of destination)
Exatamente igual ao CFR, exceto pelo fato de que o vendedor deve também adquirir e pagar o seguro internacional.